Avaliação 2014-2017
Modelo da Avaliação da Biblioteca Escolar
A
Biblioteca Escolar integra o Programa da Rede de Bibliotecas
Escolares e é, desde 2006, objeto de
uma avaliação externa da
responsabilidade de uma equipa de especialistas.
Em
2008, foi lançado um modelo de autoavaliação das bibliotecas escolares
(MABE), da responsabilidade do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares,
instrumento considerado indispensável à gestão e melhoria do desempenho
destas bibliotecas, para que as mesmas possam,
de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua
ação e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas
práticas nos diferentes domínios de atuação.
O Modelo faz uso, a par da utilização de outras técnicas e meios de obtenção de informação, de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais se contam diversos inquéritos por questionário, grelhas de observação de competências e listas de verificação.
Para facilitar a aplicação destes instrumentos, é disponibilizada pela RBE um serviço, em linha, para registo, tratamento da informação e elaboração do relatório de avaliação. Espera-se, deste modo, tornar mais acessível e ágil às escolas todo o trabalho relacionado com a recolha, manuseamento, análise e interpretação da informação.
O Modelo faz uso, a par da utilização de outras técnicas e meios de obtenção de informação, de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais se contam diversos inquéritos por questionário, grelhas de observação de competências e listas de verificação.
Para facilitar a aplicação destes instrumentos, é disponibilizada pela RBE um serviço, em linha, para registo, tratamento da informação e elaboração do relatório de avaliação. Espera-se, deste modo, tornar mais acessível e ágil às escolas todo o trabalho relacionado com a recolha, manuseamento, análise e interpretação da informação.
Em
2013, a Rede de Bibliotecas Escolares procedeu à atualização do modelo
da avaliação das bibliotecas escolares, integrado num plano de adaptação
de final de ciclo avaliativo lançando o Modelo de avaliação da biblioteca escolar: 2014-2017,
Este modelo de avaliação foi concebido em articulação com dois modelos criados pelo Programa RBE:
• Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2014-2020;
• Aprender com a biblioteca escolar:
referencial de aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca
escolar na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico.
MODELO DE AVALIAÇÃO 2014-2017
Avaliação da Biblioteca Escolar 2013-2014
Avaliação da Biblioteca Escolar 2014-2015
MODELO DE AVALIAÇÃO 2014-2017
Avaliação da Biblioteca Escolar 2013-2014
Avaliação da Biblioteca Escolar 2014-2015
Avaliação da Biblioteca Escolar 2015-2016
Avaliação da Biblioteca Escolar 2016-2017
Comentários